
INFOGRAFIA
FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO
COMUNICAÇÃO GRÁFICA DE CONHECIMENTO
"Bem-Vindos ao site da "FLUP : Infografia - comunicação gráfica de Conhecimento"!
A produção de recursos gráficos que suportam a investigação e as actividades de docência desenvolvidas na Faculdade de Letras da Universidade do Porto é a principal área de atuação da Infografia, contribuindo para uma maior e melhor expressão gráfica do Conhecimento gerado no espaço da Instituição e nos seus diversos Departamentos e domínios científicos."
Miguel Nogueira, Geógrafo, MSc, responsável pelo Serviço de Infografia da FLUP
O Serviço de Infografia da FLUP tem sido, desde a sua criação em 1998, um espaço de trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, aberto e de acesso (gratuito) a toda a comunidade académica da instituição. Define-se como um espaço de criatividade e inovação, sempre disponível para colaborar (dentro das suas competências e recursos), com todos os que o procurem (estudantes, investigadores ou docentes). O objetivo é sempre o mesmo: potenciar, a partir de um trabalho colaborativo e participativo, a divulgação de resultados científicos e do Conhecimento gerado na Instituição, por meio da visualização de dados.
A visualização de dados é o processo de transformar informações complexas, frequentemente apresentadas em forma de números, textos ou tabelas, em infográficos, representações visuais de dados como gráficos, mapas, diagramas, e outros recursos. O objetivo principal é facilitar o entendimento, a análise e a comunicação dos dados, tornando-os mais acessíveis e compreensíveis para diferentes públicos.
O Serviço de Infografia da FLUP divide-se, assim, em 3 grandes áreas de trabalho:
BASES DE INFORMAÇÃO
Organização de
Bases de Dados
Análise e Tratamento de Dados
VISUALIZAÇÃO DE DADOS
Infografias
Mapas Temáticos
Gráficos
Esquemas
Imagem (edição)
OUTROS RECURSOS GRÁFICOS
Apresentações e Posters
para Aulas e Eventos Científicos
Material didáctico para Aulas
Tal como costumamos afirmar, “mais do que construir mapas” a Infografia/FLUP tem percorrido um longo caminho (1998) de sensibilização e pedagogia sobre as potencialidades e aproveitamentos da Cartografia no ensino e na investigação em diversas áreas disciplinares na FLUP. Porquê?
Continuamos a identificar e a adivinhar grandes volumes de informação com uma importante componente territorial que continua a escapar a um tratamento cartográfico!... o qual, acreditamos convictamente, acrescentaria valor à comunicação do Conhecimento gerado, arriscaríamos dizê-lo. Confirmamos esta nossa suspeita, por um lado, com aqueles que até nós chegam e que connosco trabalham com grande desconhecimento sobre “o que é” e as “mais valias” que a cartografia (temática) pode trazer à investigação na FLUP, e por outro, pela constatação que para além destes, muitos outros membros da Instituição ficaram longe da Infografia/FLUP na sua rota académica (ou porque desconheceram a própria existência da Infografia/FLUP e as suas áreas de atuação ou a sua transdisciplinaridade e fácil acesso). Este site existe para inverter, por esta via, este cenário.
Mas continuamos a acreditar que:
-
a tradução, em Mapa, de dados é facilitadora da incontornável reflexão geográfica sobre as suas configurações espaciais (onde? o quê? com que intensidade?);
-
as novas tecnologias aplicadas possibilitam ainda explorar, ensaiar, analisar e interpretar relações entre variáveis e a sua expressão no território;
-
por último, o Mapa é também um veículo de comunicação do comportamento de informação, tão complexa quanto variada e a escalas tão elásticas quanto a urbana, regional, nacional ou mundial!...
Fazer bons mapas dá algum trabalho, mas dá-nos também óptimas experiências e aprendizagens.
Conheça aqui os Termos de Colaboração.


Porque é a comunicação visual tão poderosa?
Entendemos os recursos visuais mais rapidamente porque nos afetam tanto cognitiva quanto emocionalmente.
-
Cognitivamente: gráficos aceleram e aumentam o nosso nível de comunicação. Eles aumentam a compreensão e a retenção de informação. As pistas visuais ajudam-nos a descodificar o texto e atrair a atenção à informação aumentando a probabilidade de que a audiência recordará o que visualizou, ou leu em gráficos...
-
Emocionalmente: as imagens aumentam ou afetam emoções e atitudes. Gráficos envolvem-se com a nossa imaginação e aumentam o nosso pensamento criativo, estimulando outras áreas do nosso cérebro (que por sua vez leva a uma compreensão mais profunda e precisa do material apresentado).
Com dados transformados em gráficos:
-
comunicamos mensagens/ideias de forma mais rápida e clara;
-
simplificamos grandes volumes de dados;
-
identificamos tendências e padrões nos dados;
-
“descomplexificamos”, graficamente, ideias complexas;
-
explicamos como as coisas funcionam
O Serviço de Infografia entende que é da qualidade, consistência da informação, dos dados, e só destas, se produzem bons recursos gráficos. Sem esta premissa, visualizamos apenas materiaias gráficos decorativos, mas não informativos.
Assim, é preocupação deste serviço prestar apoioe colaborar com a comunidade académica da FLUp na concepção, na estruturação das bases de informação que, primeiramente, servirão como repositório dos dados recolhidos nas investigações e, num segundo momento, serão amatéria para a análise e construção de recursos gráficos.
Como também sempre dizemos, estes recursos servem num primeiro momento, para o investigados entender melhor os comportamentos, as caracterísiticas da informação que recolhe e trata e, naturalmente, num segundo momento, e depois de algum tratamento também gráfico, comunicar esse Conhecimento gerado.
Não há bons Gráficos sem bons Dados.
